O Grupo de Teatro Educativo Marinheiros do Sol, realiza um trabalho na área de educação informal, desenvolvendo nas crianças múltiplos aspectos educacionais, salientando-se os relativos à comunicação e a criatividade.

    Atuamos com Teatro de Bonecos (fantoches) e a Contação de Histórias, trabalhando pelo resgate da Cultura Popular, ao mesmo tempo em que tratamos dos temas abordados no centro de interesse do currículo escolar.

    Estas modalidades artísticas apresentam-se como inestimáveis instrumentos pedagógicos, não só por fazer a criança criar e viver uma história, desenvolvendo a imaginação, mas também porque o teatro de bonecos é uma escola viva de bons hábitos, pois a autoridade do boneco em cena é enorme, tão enorme quanto à capacidade da criança em crer, assim também é na contação de histórias.

    O Teatro de Bonecos e a Contação de Histórias educam a audição, ensinando a criança a ouvir e prestar a atenção ao mundo sonoro, a escutar com interesse o que os outros falam e a perceber a beleza da música e do ritmo.

    Assistindo as apresentações de Teatro de Bonecos e as Contações de Histórias, as crianças estão desenvolvendo:

A percepção visual e auditiva;

A percepção das seqüências dos fatos;

A noção espaço temporal;

A criatividade e a imaginação;

A memória;

A socialização;

O vocabulário;

A compreensão;

A capacidade para recreação organizada.

    Por chamar a atenção proporcionando a distração, o nosso show educa divertindo e diverte educando, atuando com grande significação psicológica em toda a faixa etária infantil. O show enriquece o universo da criança, proporcionando-lhe uma dimensão encantada e exatamente por que é criança, não tem noção de como esse encantamento a influencía, ele permite que ela incorpore a sua própria vida, através da fantasia, tudo o que a história revela sobre a vida e a natureza humana.


Espetáculos

    Nas apresentações é usada uma linguagem de acordo com a faixa etária das crianças, observando fatores tais como a capacidade de compreensão e a maturidade psicológica das mesmas.

    O projeto principal é baseado nos shows do Comandante do espaço, super-herói ecológico e pacifista, criado para a televisão em 1982 (TV Gazeta de São Paulo) e atualmente personificado no Teatro de Bonecos (mamulengo). Apresentando ótimos índices de aceitação do público infantil, com praticamente 100% de atenção e participação das crianças em seus espetáculos, que são vinculados aos assuntos estudados no calendário escolar e datas comemorativas. Também criamos apresentações sob encomenda, para tratar de assuntos de interesse das escolas (soluções de problemas específicos).

    Na primeira apresentação, o Herói ecológico “Comandante do Espaço” forma com as crianças o Clube dos amigos da Natureza, composto pelos Jovens Comandantes do Espaço, com o trabalho de defender a vida no planeta.

    Para cativar as crianças a entrarem no clube, o personagem faz, no final do espetáculo uma série de brincadeiras instrutivas, em forma de teste e a cada nova apresentação, novas brincadeiras e instruções são trazidas para os alunos, quanto a ajudar o Herói a defender a vida.